Aprendendo a ler mais rápido

  1. Comece a praticar a leitura com um material agradável e de fácil leitura.
  2. Use um cronômetro para testar seu desempenho
  3. Treine ler no ritmo de um lápis passando pelo texto enquanto estiver lendo. Mesmo que não entenda nada, continue e mantenha o foco.
  4. Reduza o movimento dos olhos, mantenha seus olhos o mais imóvel possível.
  5. A leitura deve ser uma atividade que envolve somente os olhos e o cérebro
  6. Os especialistas no assunto ensinam que o correto é pensar em leitura como se estivesse olhando para uma paisagem, um panorama de ideias, em vez de olhar para as pedras a seus pés, ou seja, amplie sua visão, ao invés de olhar palavra por palavra.
  7. Estudos têm mostrado que, quando lemos, nossos olhos devem fazer pequenas paradas ao longo da linha. Leitores lentos fazem muito mais paradas do que rápidos leitores. Ler palavra por palavra inibe a compreensão, por isso ler por grupos de palavras é mais significativo. Exemplo: A cobra está sorrateiramente caçando sua presa – o rato, você lerá: Cobra + caçando + rato e seu cérebro preencherá as lacunas que faltam. Ler somente as palavras chaves acelera consideravelmente o tempo de sua leitura. Essa técnica é mais utilizada para textos simples.

Análise feita para leitura mais rápida

Alguns especialistas defendem a tese que se você pré-visualizar seu material antes de ler, você conseguirá ler mais rápido.

  • Faça uma análise de 30 a 60 segundos
  • Leia todo o primeiro parágrafo, a primeira frase de cada parágrafo sucessivo e de todo o último parágrafo.
  • Preste atenção nas palavras em destaque e negrito.
  • Estude as imagens e ilustrações, pois na maioria das vezes entendemos uma história pelo conteúdo de suas imagens.
  • Veja sua ideia principal

Se você deseja prestar um vestibular ou realizar algum concurso, como por exemplo o Educa Mais Brasil 2018, você precisa ter uma boa leitura, rápida e com atenção.

Algumas Técnicas de Memorização

Em alguns casos não basta ter agilidade na leitura, é necessário também memorizar, absorver informações para fixar em sua mente. Em vestibulares, provas do Enem e concursos, por exemplo, é primordial memorizar fórmulas, datas, simetrias, detalhes de histórias dentre outros fatores, por isso, destacamos algumas estratégias que poderá ajudar na memorização nos seus estudos:

  1. Enquanto lê, faça perguntas para si mesmo sobre o conteúdo, essa atitude lhe mantém focado e evita distrações.
  2. Atenção e repetição são fundamentais para a memorização. Tentar ler quando você não consegue se concentrar é perder tempo.
  3. Não são somente as crianças que tem períodos curtos de atenção, os adultos também. Então, não tente ler por mais de 10 ou 15 minutos. Deve-se fazer uma pausa e pensar no que acabou de ser lido. E assim sucessivamente aumentar os períodos de leitura para aumentar o período de atenção e memorização.
  4. Rabisque anotações no livro (material, apostila) ou em um bloco de anotações. Anote todos os fatos e ideias importantes que possam lhe ajudar no futuro.
  5. Se achar necessário faça um resumo no final para fixar melhor seus pensamentos e fundamentos.
  6. Destaque com caneta ou lápis as partes mais importantes do livro (material, apostila) que você pretende rever depois.

Bom… boa leitura! E não se esqueça de acompanhar o Educa Mais Brasil e ter acesso as melhores dicas e a data da inscrição do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *